LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
- 1º Período
- 2º Período
- 3º Período
- 4º Período
- 5º Período
- 6º Período
- 7º Período
- 8º Período
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia | 30 |
Filosofia da Educação | 60 |
Psicologia da Educação | 60 |
Sociologia da Educação | 60 |
Fundamentos Antropológicos da Educação | 60 |
Currículo na Educação Infantil | 60 |
História da Educação | 60 |
EMENTAS
Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e das reflexões dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Contextualização histórica da Pedagogia no Brasil.
Filosofia da Educação
Teorias filosóficas. Filosofia – Educação – Sociedade, os Fundamentos da Filosofia da Educação: elucidações conceituais. Senso comum e conhecimento filosófico na prática docente. O pensamento filosófico contemporâneo e as implicações na educação. A Filosofia da Educação e sua relação com a Educação Brasileira Contemporânea. Reflexão filosófica e práxis educacional. Educação Libertadora enquanto Projeto Político-Social. A crise atual da sociedade e a Escola.
Psicologia da Educação
Introdução ao estudo da Psicologia: Pressupostos Epistemológicos. Introdução à Psicologia da Educação. Principais Escolas da Psicologia: Behaviorismo, Gestaltismo e Psicanálise: suas contribuições para a Educação. Teorias do desenvolvimento humano. Concepções de desenvolvimento e práticas pedagógicas. Psicologia da Educação no Brasil.
Sociologia da Educação
Teorias sociológicas. A sociologia como ciência. Conceitos básicos para compreensão da relação educação-sociedade. Sociologia como instrumento de conhecimento e interpretação da realidade sócio educacional. As transformações da sociedade capitalista e os fenômenos da inclusão e da exclusão social. Cultura e educação.
Fundamentos Antropológicos da Educação
O contexto antropológico: desenvolvimento e conceitos. Antropologia e educação. As pesquisas antropológicas, métodos e relação com ambientes educacionais. A prática docente no contexto das culturas.
Currículo na Educação Infantil
Fundamentos do currículo e da educação infantil. Referências curriculares governamentais para a Educação Infantil. Acompanhamento e análise crítica de currículos. Formação para a docência e a gestão. Execução e avaliação da intervenção didática nas instituições de Educação Infantil. Papel do professor no cotidiano das instituições.
História da Educação
As raízes históricas da educação. Escola nas sociedades ocidentais: aparecimento e consolidação. Conceito, métodos e teorias da História. História e História da Educação. Evolução do pensamento histórico educacional, suas inter-relações e importância para a compreensão da realidade educacional. Influências do pensamento histórico no processo educacional contemporâneo.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Educação, Cidadania e Direitos Humanos | 45 |
Língua Portuguesa e Produção de Textos | 60 |
Tecnologias Aplicadas a Educação | 60 |
Didática Geral | 60 |
Estatística Aplicada a Educação | 60 |
Formação Docente e Prática Pedagógica | 60 |
Projeto Integrador – I | 45 |
EMENTAS
Educação, Cidadania e Direitos Humanos
Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.
Língua Portuguesa e Produção de Texto
A introdução à comunicação humana e a fórmula de Laswell. Os códigos e os signos. Os níveis linguísticos, gramaticalidade e aceitabilidade. Os tópicos gramaticais e a acentuação gráfica. A regência verbal e nominal. A colocação pronominal e a redação. Elaboração de textos técnicos e a expressão oral. A leitura e a compreensão de textos técnicos. A fundamentação e a argumentação de ideias e pensamentos. A sintaxe e a redação técnica. A redação técnica oficial e a comercial. O relatório técnico.
Tecnologias Aplicada a Educação
Tecnologia educacional: questões éticas, políticas e técnicas. As novas tecnologias da informação e comunicação: contexto político e social. Impactos da tecnologia sobre o cotidiano educacional. As mídias em sala de aula. A pesquisa, produção e atuação docente com a tecnologia.
Didática Geral
Fundamentos epistemológicos, teórico-metodológicos da Didática. Didática e formação do professor. Elementos constitutivos da ação didática. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Organização do trabalho docente. Planejamento como elemento potencializador e organizador do trabalho pedagógico.
Estatística Aplicada a Educação
Noções de estatística descritiva. Noções de inferência estatística. Probabilidade. Distribuições. Testes de hipótese e intervalos. Medidas estatísticas. Descrição de dados amostras: tabelas, gráficos, medidas de posição e de variabilidade. Medidas de dispersão. Ajustamento de curva. Indicadores educacionais. Aplicação da média e mediana em medidas educacionais. Pesquisa e amostragem. Método estatístico aplicado à produção de informações educacionais. Manuseio de programas estatísticos informatizados e sua aplicação nas pesquisas escolares: evasão, repetência.
Formação Docente e Prática Pedagógica
Concepção de Formação Docente. A história da formação de professores no Brasil. A formação continuada de professores: modelos e tendências. O paradigma do professor reflexivo no Brasil. A prática pedagógica como construção social. Os saberes docentes. O professor como intelectual crítico, autônomo, reflexivo e pesquisador.
Projeto Integrador
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Políticas Educacionais Brasileiras | 60 |
Fundamentos da Educação Inclusiva | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 60 |
Currículo do Ensino Fundamental | 60 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60 |
Organização do Sistema Educacional Brasileiro | 60 |
Alfabetização e Letramento | 60 |
EMENTAS
Políticas Educacionais Brasileiras
A reforma do Estado e a educação brasileira para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A política para fundamental e médio. Financiamento da educação. Políticas educacionais para a formação e profissão docente. As concepções e as propostas avaliativas na educação brasileira. A avaliação da Educação básica. A avaliação internacional e a atuação docente. A avaliação da educação superior. Formação e profissão docente nas diretrizes curriculares e os modelos teóricos.
Fundamentos da Educação Inclusiva
Conhecimento dos fundamentos filosóficos e históricos da Educação Inclusiva. Abordagem sócio-antropológica no contexto da Educação Inclusiva. Políticas educacionais da Educação Inclusiva, em face das mudanças paradigmáticas. Política educacional inclusiva. A constituição da Educação Inclusiva e as propostas de escolarização das pessoas portadoras de necessidades especiais.
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Teorias contemporâneas de aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Construtivismo de Vygostky. Teoria das inteligências múltiplas. Relação entre as diversas teorias de aprendizagem e as práticas educativas. Teoria do desenvolvimento infantil: afetivo, motor, cognitivo e social. Psicologia da adolescência, da idade adulta e da velhice.
Currículo do Ensino Fundamental
Currículo: fundamentos e concepções. Currículos e programas no Brasil. O currículo como campo de estudo e de investigação. As teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Currículo na perspectiva global e local, em seu contexto histórico, cultural e social. Currículo e saberes profissionais. Tendências e questões atuais do currículo em diferentes níveis e contextos de formação. O Referencial Curricular Nacional para o Ensino Fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais e finais do Ensino Fundamental. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Execução e avaliação da intervenção didática nas instituições de Educação Infantil. Papel do professor no cotidiano das instituições.
Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ciência e conhecimento científico. A construção do conhecimento científico. Tipos de Pesquisa. Etapas metodológicas de desenvolvimento da pesquisa científica. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e sistematização de textos. Formas básicas de apresentação de textos: resenha, relatório, resumo, comunicação científica, projeto de pesquisa. Normas de apresentação de trabalho acadêmico (ABNT/NBR).
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Os princípios e os fins da educação nacional e a Constituição. A legislação educacional brasileira na história da Educação no Brasil. A LDB 9394/96 e a política educacional contemporânea. Sistema escolar Brasileiro. As políticas organizacionais, níveis e modalidades de educação e ensino. Estruturas funcionais do ensino fundamental, básico e superior.
Alfabetização e Letramento
Processos de alfabetização e seus fundamentos linguísticos, sociolinguísticos, psicolinguísticos e antropológicos. Conceitos de alfabetização e letramento e a prática docente. Pressupostos teórico-metodológicos do trabalho com a leitura e a escrita. As práticas de leitura e escrita, na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos. Métodos e técnicas de alfabetização.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Fundamentos da Educação Infantil | 60 |
Direitos Educacionais de Adolescentes | 45 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais | 60 |
Metodologia do Ensino da Matemática nas Séries Iniciais | 60 |
Fundamentos da Educação a Distância | 60 |
Metodologia do Ensino das Ciências nas Séries Iniciais | 60 |
Projeto Integrador – II | 45 |
EMENTAS
Fundamentos da Educação Infantil
Aspectos sócio-históricos, político e legal na educação infantil. Tendência e concepção de infância e educação. As funções da Educação Infantil. Teoria, currículo e concepção teórico-metodológica e a formação do professor. Aspectos do Desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos de idade. O trabalho pedagógico, inclusão social, interdisciplinaridade, organização do tempo e espaço, planejamento e avaliação. Ludicidade.
Direitos Educacionais de Adolescentes
Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência. Teoria da situação irregular à teoria da proteção da criança e do adolescente. Direitos fundamentais da criança e do adolescente. Relação entre a menoridade e a responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Tutela jurídica especial à criança e ao adolescente: condição peculiar de desenvolvimento. Medidas de proteção e medidas socioeducativas. Relação entre criança, adolescente e escola.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais
Melhorar as práticas em sala de aula através de novas metodologias e didáticas para o Ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais. Língua materna como principal instrumento do aluno. Principais correntes teóricas da aquisição da língua portuguesa pelas crianças. O processo de leitura e escrita. Aspectos comunicativos práticos relacionados à linguística. Fatores sociais e geográficos presentes na comunicação. Ensino da língua padrão.
Metodologia do Ensino da Matemática nas Séries Iniciais
Estudo dos objetivos e do conteúdo programático da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Análise da inter-relação entre seu conteúdo específico e as demais áreas curriculares. Planejamento e desenvolvimento de atividades e materiais de ensino específicos da área de Matemática.
Fundamentos da Educação a Distância
Fundamentos, organização e sistemas de EaD. Tutoria, avaliação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias e as alterações no espaço e tempo de ensinar e aprender. A nova lógica do ensino na sociedade da informação. Fundamentos legais da educação à distância no Brasil.
Metodologia do Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Ciências na educação infantil e ensino fundamental. A alfabetização científica e seus desafios. O papel dos professores no ensino de ciências. Ciências. Objetivos, conteúdos e orientações didáticas para o ensino de Ciências. Materiais didáticos: critérios e construção. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Práticas docentes: observação e reflexão crítica.
Projeto Integrador – II
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Literatura Infanto-Juvenil | 45 |
Metodologia do Ensino da Geografia nas Séries Iniciais | 60 |
Metodologia do Ensino de História nas Séries Iniciais | 60 |
Educação de Jovens e Adultos – EJA | 60 |
Dificuldade de Aprendizagem e intervenção Pedagógica | 45 |
Educação e Movimentos Sociais | 30 |
Estágio Supervisionado em Educação Infantil | 100 |
EMENTAS
Literatura Infanto – Juvenil
A Literatura infanto-juvenil: origem, evolução e características. A Literatura infanto-juvenil brasileira: principais expoentes. O livro didático e a leitura para crianças. Múltiplas formas de expressão da literatura infanto-juvenil: o conto de fadas, a poesia, a narrativa, as fábulas e o teatro. Experiências e projetos de Literatura infanto-juvenil na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Metodologia do Ensino da Geografia nas Séries Iniciais
As discussões teóricas e metodológicas sobre o ensino-aprendizagem de História e Geografia, de modo a sensibilizar para a prática docente na Educação Fundamental das Séries Iniciais, constituem o foco desta disciplina.
Metodologia do Ensino de História nas Séries Iniciais
Fundamentos da historiografia: paradigmas atuais. Conhecimentos históricos: características e importância social. Objetivos e conteúdos aplicados ao ensino de História. Aspectos didático-metodológicos e interdisciplinaridade. Os problemas étnico-raciais. Conteúdos da disciplina em atuação multidisciplinar, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Temas Transversais. Avaliação.
Educação de Jovens e Adultos – EJA
Aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. A educação de adultos e os movimentos populares. A educação de jovens e adultos na política nacional de educação e no Pará. Pressupostos teórico-metodológicos da educação de jovens e adultos. Análise da educação de jovens e adultos como instrumento de inclusão social, considerando as formas de atuação dos docentes nos primeiros anos do ensino fundamental e a especificidade do trabalho com jovens e adultos Justificativa.
Dificuldade de Aprendizagem e Intervenção Pedagógica
A psicologia da aprendizagem. Distúrbios da aprendizagem. O tratamento psicopedagógico. Passado e Presente das Dificuldades de Aprendizagem. O cérebro e a aprendizagem. Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem. As Dificuldades de Aprendizagem na escola (diagnóstico e tratamento). A atuação dos educadores frente as Dificuldades de Aprendizagem. Estratégias de trabalho para os alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Observação do desempenho escola.
Educação e Movimentos Sociais
Estado, Sociedade e Educação. As relações entre Estado e sociedade na promoção das políticas públicas; Movimentos Sociais: sujeitos na formação da Cultura do povo brasileiro. Movimentos sociais e a construção da identidade popular no Brasil. O sentido e o significado dos conceitos: Cultura política, cidadania, participação, democracia, comunidade, capital social e território, sociedade civil, projeto sociopolítico e cultural. O protagonismo da Sociedade Civil no Brasil. Redes sociais. Movimentos sociais e a luta por educação.
Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Observação e análise da realidade na Educação Infantil. Estudo de aspectos teórico-prático, contemplando as áreas de conhecimento na Educação Infantil. Prática nas modalidades: planejamento, observação, docência, pesquisa e avaliação articuladas com o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Currículo do Ensino Médio | 60 |
Pedagogia em Espaços Não Escolares | 45 |
Língua Brasileira de Sinais | 60 |
Metodologia do Ensino de Artes | 60 |
Fundamentos da Gestão Educacional | 60 |
Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental | 100 |
Projeto Integrador – III | 45 |
EMENTAS
Currículo do Ensino Médio
O currículo de ensino Médio: Breve histórico e marco legal. Bases teóricas do currículo de Ensino médio. Organização curricular do ensino médio. O currículo e desenvolvimento Humano e a Aprendizagem. O planejamento Escolar e o Projeto Pedagógico Curricular. Execução e avaliação da intervenção didática nas instituições de Educação Infantil. Papel do professor no cotidiano das instituições.
Pedagogia em Espaços não Escolar
Processo educativo nas instituições não-escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil, no contexto brasileiro e roraimense. Papel do educador na articulação dos conhecimentos e ações no âmbito da sociedade civil organizada – possibilidades e limites.
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira – Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.
Metodologia do Ensino de Artes
Linguagem e Arte-Educação na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Arte na educação: pressupostos. Linguagens: corporal, visual, sonora e cênica. A linguagem no contexto do desenvolvimento geral da criança. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A arte como recurso didático na educação infantil. A importância do jogo e do lúdico na educação infantil. Arte e jogos indígenas: aspectos socioculturais e educacionais.
Fundamentos da Gestão Educacional
Gestão educacional: conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.
Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental
Estágio junto às escolas de educação fundamental (séries iniciais), direcionado ao trabalho pedagógico, entendido na articulação entre a docência e a gestão escolar, observação e análise da sala de aula e sua articulação com os demais espaços da escola.
Projeto Integrador – III
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Metodologia do Ensino da Educação Física nas Séries Iniciais | 60 |
Educação e Gênero | 45 |
Avaliação da Aprendizagem | 60 |
Lúdico e Aprendizagem | 60 |
Educação Ambiental e Sustentabilidade | 45 |
Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos | 100 |
EMENTAS
Metodologia do Ensino da Educação Física nas Séries Iniciais
Educação Física: aspectos históricos. Ensino como prática pedagógica. A formação do professor de Educação Física. Observação e avaliação de atividade de na prática da Educação Física nas Séries iniciais do Ensino Fundamental.
Educação e Gênero
A sexualidade como construção histórica, social, cultural e política. Abordagens contemporâneas para Educação Sexual. Estudos de gênero e educação: história, conceitos e movimentos políticos. Escolarização brasileira e a educação para sexualidade e para equidade de gênero. Recursos didático-metodológicos ao trabalho de Educação Sexual na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Interfaces entre gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial. Preconceito, discriminação, diferença, alteridade, identidades culturais.
Avaliação da Aprendizagem
Aspectos teóricos da Avaliação da Aprendizagem. Avaliação e medida educacional. A avaliação do processo educativo: natureza, concepções, procedimentos. Técnicas e instrumentos de avaliação. Perspectivas atuais da avaliação da aprendizagem.
Lúdico e Aprendizagem
As perspectivas do lúdico na escola. O brincar e seu significado no contexto escolar. O planejamento e avaliação das ações realizadas pelas crianças A literatura infantil como forma de expressão e aprendizagem. A arte e sua relação com a prática pedagógica. Elaboração de material didático- pedagógico.
Educação Ambiental e Sustentabilidade
A crise do mundo atual: dimensão ambiental/ecológica; outras dimensões da crise (social, econômica, política). As bases epistemológicas da crise atual. Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade Sustentável. A questão ambiental e a educação. Educação Ambiental. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Planejamento Ambiental. Educação para o desenvolvimento sustentável ou educação para sustentabilidade.
Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos
Experiências de EJA no Brasil. Análise de práticas pedagógicas de Educação de Jovens e Adultos. Vivências da Prática de Ensino em contextos escolares de EJA. Problematização acerca da formação dos Educadores de EJA.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Transversalidade na Educação | 45 |
Ética na Educação | 45 |
Planejamento Educacional | 60 |
Arte e Educação | 60 |
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar | 100 |
Projeto Integrador – IV | 45 |
EMENTAS
Transversalidade na Educação
Estudar a transversalidade na educação, dentro da concepção de cidadania e os princípios democráticos que norteiam a sociedade brasileira. Relação entre transversalidade e interdisciplinaridade. Discussão dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Conceitos, objetivos, tratamento didático e contextualização dos temas transversais inseridos no currículo. Projetos de atuação Pedagógica tendo como ênfase os temas transversais.
Ética na Educação
Educação e ética. Antecedentes da ética no processo de formação humana: o pensamento grego. A educação do sujeito moderno como projeto ético-político. A modernidade e a questão do sujeito. As tendências atuais da ética e as influências na prática educacional: a abertura do sujeito à diferença. A sala de aula como espaço ético: a relação professor-aluno.
Analisa as finalidades da ética e da educação e o problema da consciência moral.
Planejamento Educacional
Contexto histórico do Planejamento no Brasil. Os modelos de planejamento: possibilidades e limites. Plano de Ação Estratégico. O planejamento do Projeto Político Pedagógico. O planejamento educacional nas organizações. O planejamento de ensino, seus componentes e a prática docente.
Arte e Educação
Conceito de Arte. A dupla faceta da Arte na Educação: como fator integrante e integrador das demais áreas de saber. A Música na educação. Apreciação musical. Repertório para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Música e movimento. Dança como expressão corporal. As Artes Visuais e a Educação. Diferentes formas de trabalho em Artes Visuais (pintura, desenho, modelagem, colagem, vídeo). Evolução do grafismo infantil e suas relações com a aquisição da escrita. Leitura de imagens. Cultura, imagem e tecnologias. Linguagem teatral e Educação. Jogos teatrais. Cultura lúdica. Arte e Educação a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
Acompanhamento do processo de organização e administração da escola (educação básica e suas modalidades) enquanto unidade vinculada a um sistema de ensino, buscando o entendimento de seus problemas cotidianos e alternativas de solução baseadas nos fundamentos da política e da administração educacional.
Projeto Integrador – III
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.