LICENCIATURA  EM PEDAGOGIA

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia30
Filosofia da Educação 60
Psicologia da Educação 60
Sociologia da Educação60
Fundamentos Antropológicos da Educação60
Currículo na Educação Infantil 60
História da Educação60

EMENTAS

 

Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e das reflexões dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Contextualização histórica da Pedagogia no Brasil.

Filosofia da Educação
Teorias filosóficas. Filosofia – Educação – Sociedade, os Fundamentos da Filosofia da Educação: elucidações conceituais. Senso comum e conhecimento filosófico na prática docente. O pensamento filosófico contemporâneo e as implicações na educação. A Filosofia da Educação e sua relação com a Educação Brasileira Contemporânea. Reflexão filosófica e práxis educacional. Educação Libertadora enquanto Projeto Político-Social. A crise atual da sociedade e a Escola.

Psicologia da Educação
Introdução ao estudo da Psicologia: Pressupostos Epistemológicos. Introdução à Psicologia da Educação. Principais Escolas da Psicologia: Behaviorismo, Gestaltismo e Psicanálise: suas contribuições para a Educação. Teorias do desenvolvimento humano. Concepções de desenvolvimento e práticas pedagógicas. Psicologia da Educação no Brasil.

Sociologia da Educação
Teorias sociológicas. A sociologia como ciência. Conceitos básicos para compreensão da relação educação-sociedade. Sociologia como instrumento de conhecimento e interpretação da realidade sócio educacional. As transformações da sociedade capitalista e os fenômenos da inclusão e da exclusão social. Cultura e educação.

Fundamentos Antropológicos da Educação
O contexto antropológico: desenvolvimento e conceitos. Antropologia e educação. As pesquisas antropológicas, métodos e relação com ambientes educacionais. A prática docente no contexto das culturas.

Currículo na Educação Infantil
Fundamentos do currículo e da educação infantil. Referências curriculares governamentais para a Educação Infantil. Acompanhamento e análise crítica de currículos. Formação para a docência e a gestão. Execução e avaliação da intervenção didática nas instituições de Educação Infantil. Papel do professor no cotidiano das instituições.

História da Educação
As raízes históricas da educação. Escola nas sociedades ocidentais: aparecimento e consolidação. Conceito, métodos e teorias da História. História e História da Educação. Evolução do pensamento histórico educacional, suas inter-relações e importância para a compreensão da realidade educacional. Influências do pensamento histórico no processo educacional contemporâneo.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Educação, Cidadania e Direitos Humanos45
Língua Portuguesa e Produção de Textos60
Tecnologias Aplicadas a Educação60
Didática Geral60
Estatística Aplicada a Educação60
Formação Docente e Prática Pedagógica60
Projeto Integrador – I45

EMENTAS

Educação, Cidadania e Direitos Humanos
Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

Língua Portuguesa e Produção de Texto
A introdução à comunicação humana e a fórmula de Laswell. Os códigos e os signos. Os níveis linguísticos, gramaticalidade e aceitabilidade. Os tópicos gramaticais e a acentuação gráfica. A regência verbal e nominal. A colocação pronominal e a redação. Elaboração de textos técnicos e a expressão oral. A leitura e a compreensão de textos técnicos. A fundamentação e a argumentação de ideias e pensamentos. A sintaxe e a redação técnica. A redação técnica oficial e a comercial. O relatório técnico.

Tecnologias Aplicada a Educação
Tecnologia educacional: questões éticas, políticas e técnicas. As novas tecnologias da informação e comunicação: contexto político e social. Impactos da tecnologia sobre o cotidiano educacional. As mídias em sala de aula. A pesquisa, produção e atuação docente com a tecnologia.

Didática Geral
Fundamentos epistemológicos, teórico-metodológicos da Didática. Didática e formação do professor. Elementos constitutivos da ação didática. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Organização do trabalho docente. Planejamento como elemento potencializador e organizador do trabalho pedagógico.

Estatística Aplicada a Educação
Noções de estatística descritiva. Noções de inferência estatística. Probabilidade. Distribuições. Testes de hipótese e intervalos. Medidas estatísticas. Descrição de dados amostras: tabelas, gráficos, medidas de posição e de variabilidade. Medidas de dispersão. Ajustamento de curva. Indicadores educacionais. Aplicação da média e mediana em medidas educacionais. Pesquisa e amostragem. Método estatístico aplicado à produção de informações educacionais. Manuseio de programas estatísticos informatizados e sua aplicação nas pesquisas escolares: evasão, repetência.

Formação Docente e Prática Pedagógica
Concepção de Formação Docente. A história da formação de professores no Brasil. A formação continuada de professores: modelos e tendências. O paradigma do professor reflexivo no Brasil. A prática pedagógica como construção social. Os saberes docentes. O professor como intelectual crítico, autônomo, reflexivo e pesquisador.

Projeto Integrador
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Políticas Educacionais Brasileiras60
Fundamentos da Educação Inclusiva60
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem60
Currículo do Ensino Fundamental60
Metodologia da Pesquisa Científica60
Organização do Sistema Educacional Brasileiro60
Alfabetização e Letramento60

EMENTAS

Políticas Educacionais Brasileiras
A reforma do Estado e a educação brasileira para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A política para fundamental e médio. Financiamento da educação. Políticas educacionais para a formação e profissão docente. As concepções e as propostas avaliativas na educação brasileira. A avaliação da Educação básica. A avaliação internacional e a atuação docente. A avaliação da educação superior. Formação e profissão docente nas diretrizes curriculares e os modelos teóricos.

Fundamentos da Educação Inclusiva
Conhecimento dos fundamentos filosóficos e históricos da Educação Inclusiva. Abordagem sócio-antropológica no contexto da Educação Inclusiva. Políticas educacionais da Educação Inclusiva, em face das mudanças paradigmáticas. Política educacional inclusiva. A constituição da Educação Inclusiva e as propostas de escolarização das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Teorias contemporâneas de aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Construtivismo de Vygostky. Teoria das inteligências múltiplas. Relação entre as diversas teorias de aprendizagem e as práticas educativas. Teoria do desenvolvimento infantil: afetivo, motor, cognitivo e social. Psicologia da adolescência, da idade adulta e da velhice.

Currículo do Ensino Fundamental
Currículo: fundamentos e concepções. Currículos e programas no Brasil. O currículo como campo de estudo e de investigação. As teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Currículo na perspectiva global e local, em seu contexto histórico, cultural e social. Currículo e saberes profissionais. Tendências e questões atuais do currículo em diferentes níveis e contextos de formação. O Referencial Curricular Nacional para o Ensino Fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais e finais do Ensino Fundamental. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Execução e avaliação da intervenção didática nas instituições de Educação Infantil. Papel do professor no cotidiano das instituições.

Metodologia da Pesquisa Cientifica
Ciência e conhecimento científico. A construção do conhecimento científico. Tipos de Pesquisa. Etapas metodológicas de desenvolvimento da pesquisa científica. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e sistematização de textos. Formas básicas de apresentação de textos: resenha, relatório, resumo, comunicação científica, projeto de pesquisa. Normas de apresentação de trabalho acadêmico (ABNT/NBR).

Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Os princípios e os fins da educação nacional e a Constituição. A legislação educacional brasileira na história da Educação no Brasil. A LDB 9394/96 e a política educacional contemporânea. Sistema escolar Brasileiro. As políticas organizacionais, níveis e modalidades de educação e ensino. Estruturas funcionais do ensino fundamental, básico e superior.

Alfabetização e Letramento
Processos de alfabetização e seus fundamentos linguísticos, sociolinguísticos, psicolinguísticos e antropológicos. Conceitos de alfabetização e letramento e a prática docente. Pressupostos teórico-metodológicos do trabalho com a leitura e a escrita. As práticas de leitura e escrita, na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos. Métodos e técnicas de alfabetização.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Fundamentos da Educação Infantil60
Direitos Educacionais de Adolescentes 45
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais60
Metodologia do Ensino da Matemática nas Séries Iniciais60
Fundamentos da Educação a Distância60
Metodologia do Ensino das Ciências nas Séries Iniciais 60
Projeto Integrador – II45

EMENTAS

Fundamentos da Educação Infantil
Aspectos sócio-históricos, político e legal na educação infantil. Tendência e concepção de infância e educação. As funções da Educação Infantil. Teoria, currículo e concepção teórico-metodológica e a formação do professor. Aspectos do Desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos de idade. O trabalho pedagógico, inclusão social, interdisciplinaridade, organização do tempo e espaço, planejamento e avaliação. Ludicidade.

Direitos Educacionais de Adolescentes
Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência. Teoria da situação irregular à teoria da proteção da criança e do adolescente. Direitos fundamentais da criança e do adolescente. Relação entre a menoridade e a responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Tutela jurídica especial à criança e ao adolescente: condição peculiar de desenvolvimento. Medidas de proteção e medidas socioeducativas. Relação entre criança, adolescente e escola.

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais
Melhorar as práticas em sala de aula através de novas metodologias e didáticas para o Ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais. Língua materna como principal instrumento do aluno. Principais correntes teóricas da aquisição da língua portuguesa pelas crianças. O processo de leitura e escrita. Aspectos comunicativos práticos relacionados à linguística. Fatores sociais e geográficos presentes na comunicação. Ensino da língua padrão.

Metodologia do Ensino da Matemática nas Séries Iniciais
Estudo dos objetivos e do conteúdo programático da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Análise da inter-relação entre seu conteúdo específico e as demais áreas curriculares. Planejamento e desenvolvimento de atividades e materiais de ensino específicos da área de Matemática.

Fundamentos da Educação a Distância
Fundamentos, organização e sistemas de EaD. Tutoria, avaliação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias e as alterações no espaço e tempo de ensinar e aprender. A nova lógica do ensino na sociedade da informação. Fundamentos legais da educação à distância no Brasil.

Metodologia do Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Ciências na educação infantil e ensino fundamental. A alfabetização científica e seus desafios. O papel dos professores no ensino de ciências. Ciências. Objetivos, conteúdos e orientações didáticas para o ensino de Ciências. Materiais didáticos: critérios e construção. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Práticas docentes: observação e reflexão crítica.

Projeto Integrador – II
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Literatura Infanto-Juvenil 45
Metodologia do Ensino da Geografia nas Séries Iniciais60
Metodologia do Ensino de História nas Séries Iniciais 60
Educação de Jovens e Adultos – EJA60
Dificuldade de Aprendizagem e intervenção Pedagógica 45
Educação e Movimentos Sociais30
Estágio Supervisionado em Educação Infantil100

EMENTAS

Literatura Infanto – Juvenil
A Literatura infanto-juvenil: origem, evolução e características. A Literatura infanto-juvenil brasileira: principais expoentes. O livro didático e a leitura para crianças. Múltiplas formas de expressão da literatura infanto-juvenil: o conto de fadas, a poesia, a narrativa, as fábulas e o teatro. Experiências e projetos de Literatura infanto-juvenil na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Metodologia do Ensino da Geografia nas Séries Iniciais
As discussões teóricas e metodológicas sobre o ensino-aprendizagem de História e Geografia, de modo a sensibilizar para a prática docente na Educação Fundamental das Séries Iniciais, constituem o foco desta disciplina.

Metodologia do Ensino de História nas Séries Iniciais
Fundamentos da historiografia: paradigmas atuais. Conhecimentos históricos: características e importância social. Objetivos e conteúdos aplicados ao ensino de História. Aspectos didático-metodológicos e interdisciplinaridade. Os problemas étnico-raciais. Conteúdos da disciplina em atuação multidisciplinar, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Temas Transversais. Avaliação.

Educação de Jovens e Adultos – EJA
Aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. A educação de adultos e os movimentos populares. A educação de jovens e adultos na política nacional de educação e no Pará. Pressupostos teórico-metodológicos da educação de jovens e adultos. Análise da educação de jovens e adultos como instrumento de inclusão social, considerando as formas de atuação dos docentes nos primeiros anos do ensino fundamental e a especificidade do trabalho com jovens e adultos Justificativa.

Dificuldade de Aprendizagem e Intervenção Pedagógica
A psicologia da aprendizagem. Distúrbios da aprendizagem. O tratamento psicopedagógico. Passado e Presente das Dificuldades de Aprendizagem. O cérebro e a aprendizagem. Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem. As Dificuldades de Aprendizagem na escola (diagnóstico e tratamento). A atuação dos educadores frente as Dificuldades de Aprendizagem. Estratégias de trabalho para os alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Observação do desempenho escola.

Educação e Movimentos Sociais
Estado, Sociedade e Educação. As relações entre Estado e sociedade na promoção das políticas públicas; Movimentos Sociais: sujeitos na formação da Cultura do povo brasileiro. Movimentos sociais e a construção da identidade popular no Brasil. O sentido e o significado dos conceitos: Cultura política, cidadania, participação, democracia, comunidade, capital social e território, sociedade civil, projeto sociopolítico e cultural. O protagonismo da Sociedade Civil no Brasil. Redes sociais. Movimentos sociais e a luta por educação.

Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Observação e análise da realidade na Educação Infantil. Estudo de aspectos teórico-prático, contemplando as áreas de conhecimento na Educação Infantil. Prática nas modalidades: planejamento, observação, docência, pesquisa e avaliação articuladas com o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Currículo do Ensino Médio60
Pedagogia em Espaços Não Escolares45
Língua Brasileira de Sinais60
Metodologia do Ensino de Artes60
Fundamentos da Gestão Educacional60
Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental 100
Projeto Integrador – III45

EMENTAS

Currículo do Ensino Médio
O currículo de ensino Médio: Breve histórico e marco legal. Bases teóricas do currículo de Ensino médio. Organização curricular do ensino médio. O currículo e desenvolvimento Humano e a Aprendizagem. O planejamento Escolar e o Projeto Pedagógico Curricular. Execução e avaliação da intervenção didática nas instituições de Educação Infantil. Papel do professor no cotidiano das instituições.

Pedagogia em Espaços não Escolar
Processo educativo nas instituições não-escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil, no contexto brasileiro e roraimense. Papel do educador na articulação dos conhecimentos e ações no âmbito da sociedade civil organizada – possibilidades e limites.

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira – Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.

Metodologia do Ensino de Artes
Linguagem e Arte-Educação na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Arte na educação: pressupostos. Linguagens: corporal, visual, sonora e cênica. A linguagem no contexto do desenvolvimento geral da criança. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A arte como recurso didático na educação infantil. A importância do jogo e do lúdico na educação infantil. Arte e jogos indígenas: aspectos socioculturais e educacionais.

Fundamentos da Gestão Educacional
Gestão educacional: conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental
Estágio junto às escolas de educação fundamental (séries iniciais), direcionado ao trabalho pedagógico, entendido na articulação entre a docência e a gestão escolar, observação e análise da sala de aula e sua articulação com os demais espaços da escola.

Projeto Integrador – III
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Metodologia do Ensino da Educação Física nas Séries Iniciais60
Educação e Gênero45
Avaliação da Aprendizagem60
Lúdico e Aprendizagem60
Educação Ambiental e Sustentabilidade45
Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos100

EMENTAS

Metodologia do Ensino da Educação Física nas Séries Iniciais
Educação Física: aspectos históricos. Ensino como prática pedagógica. A formação do professor de Educação Física. Observação e avaliação de atividade de na prática da Educação Física nas Séries iniciais do Ensino Fundamental.

Educação e Gênero
A sexualidade como construção histórica, social, cultural e política. Abordagens contemporâneas para Educação Sexual. Estudos de gênero e educação: história, conceitos e movimentos políticos. Escolarização brasileira e a educação para sexualidade e para equidade de gênero. Recursos didático-metodológicos ao trabalho de Educação Sexual na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Interfaces entre gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial. Preconceito, discriminação, diferença, alteridade, identidades culturais.

Avaliação da Aprendizagem
Aspectos teóricos da Avaliação da Aprendizagem. Avaliação e medida educacional. A avaliação do processo educativo: natureza, concepções, procedimentos. Técnicas e instrumentos de avaliação. Perspectivas atuais da avaliação da aprendizagem.

Lúdico e Aprendizagem
As perspectivas do lúdico na escola. O brincar e seu significado no contexto escolar. O planejamento e avaliação das ações realizadas pelas crianças A literatura infantil como forma de expressão e aprendizagem. A arte e sua relação com a prática pedagógica. Elaboração de material didático- pedagógico.

Educação Ambiental e Sustentabilidade
A crise do mundo atual: dimensão ambiental/ecológica; outras dimensões da crise (social, econômica, política). As bases epistemológicas da crise atual. Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade Sustentável. A questão ambiental e a educação. Educação Ambiental. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Planejamento Ambiental. Educação para o desenvolvimento sustentável ou educação para sustentabilidade.

Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos
Experiências de EJA no Brasil. Análise de práticas pedagógicas de Educação de Jovens e Adultos. Vivências da Prática de Ensino em contextos escolares de EJA. Problematização acerca da formação dos Educadores de EJA.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Transversalidade na Educação45
Ética na Educação45
Planejamento Educacional60
Arte e Educação60
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar100
Projeto Integrador – IV45

EMENTAS

Transversalidade na Educação
Estudar a transversalidade na educação, dentro da concepção de cidadania e os princípios democráticos que norteiam a sociedade brasileira. Relação entre transversalidade e interdisciplinaridade. Discussão dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Conceitos, objetivos, tratamento didático e contextualização dos temas transversais inseridos no currículo. Projetos de atuação Pedagógica tendo como ênfase os temas transversais.

Ética na Educação
Educação e ética. Antecedentes da ética no processo de formação humana: o pensamento grego. A educação do sujeito moderno como projeto ético-político. A modernidade e a questão do sujeito. As tendências atuais da ética e as influências na prática educacional: a abertura do sujeito à diferença. A sala de aula como espaço ético: a relação professor-aluno.
Analisa as finalidades da ética e da educação e o problema da consciência moral.

Planejamento Educacional
Contexto histórico do Planejamento no Brasil. Os modelos de planejamento: possibilidades e limites. Plano de Ação Estratégico. O planejamento do Projeto Político Pedagógico. O planejamento educacional nas organizações. O planejamento de ensino, seus componentes e a prática docente.

Arte e Educação
Conceito de Arte. A dupla faceta da Arte na Educação: como fator integrante e integrador das demais áreas de saber. A Música na educação. Apreciação musical. Repertório para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Música e movimento. Dança como expressão corporal. As Artes Visuais e a Educação. Diferentes formas de trabalho em Artes Visuais (pintura, desenho, modelagem, colagem, vídeo). Evolução do grafismo infantil e suas relações com a aquisição da escrita. Leitura de imagens. Cultura, imagem e tecnologias. Linguagem teatral e Educação. Jogos teatrais. Cultura lúdica. Arte e Educação a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
Acompanhamento do processo de organização e administração da escola (educação básica e suas modalidades) enquanto unidade vinculada a um sistema de ensino, buscando o entendimento de seus problemas cotidianos e alternativas de solução baseadas nos fundamentos da política e da administração educacional.

Projeto Integrador – III
Atividade a ser desenvolvida pelos alunos, no final de cada ano letivo, que tem como objetivo conferir o desenvolvimento das competências adquiridas no período. O aluno deverá apresentar um trabalho que conclui o aprendizado dos conteúdos referentes às disciplinas estudadas no período. Os temas serão dos trabalhos, bem como a forma de apresentação serão gerados conforme o desenvolvimento de cada turma, respeitando a vivência, os acontecimentos e as situações de cada época, aplicando-se o aprendizado.