INSTITUCIONAL

CPA - Comissão Própria de Autoavaliação

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

A CPA trabalha em consonância com a direção geral da FACESP, numa parceria necessária, e adota ações comprometidas com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e Projeto Político-pedagógico Institucional – PPI. A grande preocupação é a melhoria da qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão levando em conta todas as variáveis que estejam relacionadas com o bom andamento da instituição. Os processos avaliativos, constituirão instrumentos importantes de gestão universitária capazes de indicar caminhos e rever processos. Mais que medir índices de crítica e satisfação a Avaliação Institucional está comprometida com a real reflexão sobre todos os processos e procedimentos da FACESP no intuito de cumprir sua missão que é “Formar, por intermédio da Educação a distância, profissionais comprometidos com a excelência na sua área de atuação, com uma postura ética e profissional, capazes de utilizar a interação tecnológica como ferramenta mediadora para sua inserção no contexto social como agente transformador.”

Planejamento da Autoavaliação Institucional

A realização da avaliação institucional na Faculdade de Educação Sul do Piauí – FACESP, será conduzida por uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, em conformidade com o que estabelece a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Na sua composição, a CPA contará com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica 01 docente eleito pelo colegiado, 01 discente, eleito pelos representantes discentes 01 técnico administrativo, eleito pelos técnicos administrativos também 01 representante da sociedade civil organizada indicado pelos representantes de organizações comunitárias do local de inserção da comunidade, estando vedada a existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados.

As definições quanto à quantidade de membros, forma de composição, duração do mandato, dinâmica de funcionamento e modo de organização da CPA estão explicitadas em regulamentação própria, aprovada pelo Conselho Pedagógico, Científico e Administrativo da instituição. Os representantes serão escolhidos entre pessoas capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo. Para assegurar sua legitimidade junto à comunidade acadêmica, no processo de escolha dos seus membros, serão consultados os agentes participantes do processo.

Fundamentado na lei que instituiu o SINAES o Projeto de Avaliação Institucional da Faculdade delimita os objetivos dessa avaliação, as dimensões e indicadores, os instrumentos avaliativos e seus mecanismos de operacionalização.